3 investimentos inteligentes para turbinar o seu negócio
19 de outubro de 2017

3 riscos que sua empresa corre ao não emitir nota fiscal

Uma coisa é certa, em algum momento, você já deve ter menosprezado a importância da nota fiscal em uma compra. Pois isso é uma prática muito comum, embora possa representar posteriores problemas, principalmente se você ou sua empresa está fazendo a venda desse produto ou serviço.

A nota fiscal é a alternativa adotada pelo governo para fiscalizar e para taxar as transações de compra e venda no país. Por esse motivo, é importante se preocupar com seu processo de emissão e gerenciamento, para que suas operações estejam dentro da lei.

Pensando nisso, neste post vamos falar sobre quatro riscos que sua empresa corre ao deixar de lado esse processo de emissão e controle de notas fiscais:

 

1. Ser enquadrado no crime de sonegação fiscal

De acordo com o artigo 1º da lei 8.137/1990, comete sonegação de impostos a empresa que omite, adultera ou deixa de emitir nota fiscal em suas operações. Essa situação pode ser identificada por meio de auditorias da Receita Federal, ou mesmo a partir de consumidores que denunciem a prática.

Para evitar qualquer problema, o ideal é que as notas fiscais emitidas pela sua empresa sejam armazenadas em um local seguro e de fácil acesso em caso de necessidade.

Pense duas vezes antes de tentar fugir da carga de impostos na emissão de notas fiscais, pois isso acarretá em crime contra a ordem tributária e pode acabar em multa altas e prejudiciais para seu negócio, que vamos falar na sequência.

 

2. Aplicação de multas

Umas principais sanções previstas na legislação para empresas que sonegam impostos pela não emissão ou emissão errônea de notas fiscais é a aplicação de multas pela Receita Federal.

Caso seja constatado que sua empresa não emitiu notas fiscais de maneira intencional, a multa pode chegar até 75% do valor da nota emitida. Quando ocorrem erros no processo emissão, a multa pode chegar até a 20% de seu valor.

Essas multas, além de ter caráter acumulativas, elas ainda tem a incidência de juros de moratória, que certamente vão elevar muito mais o valor que sua empresa vai ter que desembolsar por cometer esse tipo de infração.

 

3. Perda de garantias e visão negativa perante o mercado

O segurança no processo de garantia de produtos ou serviços, também está aliada a emissão de notas fiscais. A nota fiscal garante a segurança no processo de trocas, reclamações e substituições de produtos, insumos, ferramentas e equipamentos, por exemplo.

A grande maioria dos consumidores já está por dentro da importância de solicitar a nota fiscal ao comprar qualquer mercadoria. Caso a empresa não queira emitir ou cobre valores diferenciados para processos com notas fiscais, corre o risco de perder credibilidade junto ao seu cliente e ao mercado como um todo.

Hoje em dia, muitos consumidores já conhecem essa desvantagem de adquirir mercadorias sem nota fiscal. Consequentemente, a omissão pode representar uma perda de vendas significativa para quem deixa de emitir esse documento.

Automatize o processo de armazenamento de suas notas fiscais, organizando-as de maneira rápida, prática e segura. Assim, você agiliza as operações e reduz os riscos envolvidos com a emissão do documento.

Ficou interessado no processo de armazenamento de notas fiscais? Então, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça nossas soluções para armazenamento e backup das notas fiscais da sua empresa.

Comentários

comentários