Como funciona o processo de Fechamento Mensal?
5 de outubro de 2017
3 investimentos inteligentes para turbinar o seu negócio
19 de outubro de 2017

Conheça as diferenças entre os tipos de nota fiscal: NF-e, NFS-e e NFC-e

O sistema tributário brasileiro está em constante evolução, principalmente nos últimos anos com a inserção dos documentos fiscais eletrônicos. Todas as informações fiscais são armazenadas em um banco de dados virtual, onde o controle é muito mais efetivo e seguro, além disso a credibilidade e o controle contra sonegação fiscal ficou muito mais rígido.

A nota fiscal eletrônica tem algumas subdivisões para que possa atender as diferentes modalidades de negócios e isso ainda causa muita confusão na cabeça de alguns gestores, por muitas vezes não saberem qual modelo adotar.

Pensando nisso, nesse post vamos falar sobre as principais diferenças dos tipos de notas fiscais existentes:

 

O que é NF-e?

A NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) é o modelo mais comum e utilizado exclusivamente para a compra e venda de produtos físicos. Atualmente, ela se tornou obrigatória tanto para as operações de compra e venda realizadas pela internet como em lojas físicas. O formato digital substitui os antigos modelos de preenchimento físico de notas fiscais 1 e 1-A, sendo obrigatória também para as operações de importação e exportação, operações interestaduais e operações de transferência de mercadorias entre estoques.

A autorização para a emissão da NF-e é cedida pela Receita Federal mediante assinatura digital do responsável cadastrado no sistema agregando validação jurídica ao documento. Para isso, as empresas precisam adquirir o Certificado Digital e fazer o cadastro na SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda) do estado onde estão localizadas, liberando o uso do emissor de notas.

 

O que é NFC-e?

A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) mantém o mesmo padrão das notas fiscais anterior. Mas, a NFC-e representa o cupom fiscal emitido ao consumidor após uma compra de algum produto ou serviço. A geração do cupom fiscal é totalmente digital contendo todas as informações necessárias sobre a transação comercial eliminando a necessidade de impressões. O consumidor pode acessar a sua NFC-e disponível no banco de dados da Receita Federal ou recebê-la por e-mail.

 

O que é NFS-e?

A NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) como o nome já diz é direcionada para atender ao segmento de mercado dedicado a prestação de serviços aos consumidores. Ela é obrigatória em casos de compra e venda de serviços de contabilidade ou consultoria.

A grande diferença da NF-e para a NFS-e é que, no primeiro caso, incidem os tributos estaduais e federais. Já no segundo caso entra também a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) que é de responsabilidade do município.

 

E a Nota Fiscal Conjugada?

E aquelas empresas que vendem tanto produtos quanto serviços? Por exemplo, uma empresa autorizada que vende um produto e ela mesmo fornece o serviço de instalação do mesmo. Elas devem emitir uma NF-e conjugada para o consumidor (pessoa física ou jurídica), e nesta nota terá a incidência de ISS e ICMS.

 

Como consultar e acessar suas notas e as emitidas contra seu CNPJ de forma eficiente?

O Armazenamento NFE é o melhor sistema de gestão e backup de suas notas fiscais eletrônicas, por ser totalmente online e integrado ao SEFAZ, você não precisa mais se preocupar em ficar ligando para seus fornecedores para solicitar arquivos XML e também não precisa esquentar a cabeça com problemas de fiscalização, pois tudo está armazenado em local seguro e de maneira fácil e intuitiva.

Comentários

comentários